quinta-feira, 9 de abril de 2009

INTROSPECTIVA

Sabe um daqueles momentos em que você se pega parado, extasiado, olhando para o nada e apenas refletindo? Antes de dormir, durante as refeições, no trabalho e também no sofá? Pode ser refletindo sobre o porquê da existência humana, como o mundo irá acabar ou até coisas mais simples como a gota que caiu, o cão que latiu e porque eu fiz aquilo? Sim, pois uma das coisas que as pessoas mais fazem é refletir sobre si mesmas. Pensamentos, falas, atos e ações. Não que seja ruim, acho até proveitoso demais se feito do modo certo.
É, acho que existe um modo errado de se ser introspectivo. De acordo com o nosso gloriosíssimo dicionário da língua portuguesa, introspecção significa o exame que alguém faz dos próprios sentimentos ou pensamentos. Pois é, mas alguns fazem isso com tanto afinco que acabam se auto-destruindo. Penso que se auto-avaliar deve ser considerado um ato de contribuição para quem sabe uma melhora ou mudança de atitudes, mas às vezes tanta reflexão recai em atos obscuros. As pessoas pensam tanto no porque fizeram uma coisa ao invés de outra, na reação que tiveram, no que vai acontecer depois e depois e depois.... Martirizam-se por coisas já ocorridas e que não têem mais retorno, e desse modo machucam-se por saber que algo poderia ter sido de outra forma.
Mas o que fazer? As atitudes tomadas estão no passado e o presente nos pede para não olhar para trás, apenas adiante! É preciso olhar sempre pra frente, minutos ou horas de introspecção devem resultar em coisas boas. Não adianta se lamentar por algo que já aconteceu. A vida não para e não se pode pensar, pensar, pensar e sempre achar que se estava errado. Se estava, então que não esteja mais. E também acho que não faz bem pensar demais. Perde tempo quem raciocina cada passo. Se jogue! Arrisque mais. Depois sim, reflita e avalie os resultados! Bons ou ruins, alguma lição eles têm a oferecer.
Acho que o mundo anda muito pessimista (quem diria eu um dia dizendo isso, não? Eu, que prefiro ser pessimista a pensar que tudo é um mar de rosas só para não me decepcionar. Contraditório!). Pois bem, hoje, em um dos MEUS momentos de introspecção andei pensando no pra que pensamos tanto. E cheguei a essa conclusão: pensamos, para melhorar. Quem pensa, evolui! Pelo menos, é assim que acho que deve ser!
Introspectiva eu? Vou pensar melhor sobre isso! (risos)

0 comentários:

Postar um comentário